blog

a importância da arquitetura sustentável para o meio ambiente?


O QUE É ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

A arquitetura sustentável é o conceito relacionado aos projetos arquitetônicos que contemplam a otimização de recursos naturais no seu desenvolvimento.

O seu objetivo é minimizar o impacto ambiental provocado pela construção e reforma das edificações.

Embora pareça algo recente, o conceito da arquitetura sustentável surgiu nos anos de 1970 e leva em conta diversos aspectos relacionados ao clima do local de cada projeto, o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis e do ecossistema.

Na arquitetura sustentável, os materiais empregados em uma obra são definidos de forma a gerarem o menor impacto ambiental possível.

Dessa forma, os materiais são de preferência de origem natural, adquiridos por fornecedores que possuam certificados de procedência e utilizados de forma consciente.

Quando possível, os materiais são adquiridos por fornecedores locais para evitar longas distâncias de transporte, reduzindo a emissão de CO2.

O planejamento do uso de matérias-primas para cada obra é avaliado e planejado de forma inteligente, portanto, para serem usados somente os insumos estritamente necessários. Assim como, planejar o seu reaproveitamento e reciclagem de matéria-prima.

Todos os recursos são avaliados, como por exemplo:

  • otimização do uso da água
  • recursos para reuso de água
  • instalação de sensores em torneiras
  • instalação de aquecedores solares para o aquecimento de água
  • instalação de placas solares para geração de energia elétrica pela luz do sol
  • entre outros

.

A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Os projetos eco sustentáveis incorporam todos os meios possíveis de aproveitamento de espaço, de iluminação natural, reuso de água, facilidade para coleta de lixo seletivo, entre outros parâmetros ecologicamente corretos.

Isso tem por principal benefício a minimização dos impactos ambientais oriundos de uma obra, dessa forma, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente.

Até o ciclo de vida da edificação é levada em conta quando falamos de construções sustentáveis, incluindo desde o planejamento de sua manutenção e meios de reciclagem até o momento de sua demolição.

Felizmente, a prática da arquitetura sustentável e o conceito de casa ecológica e edifícios ecologicamente corretos está cada vez mais sendo adotado por diversos empreendimentos imobiliários. E cada vez mais está se popularizando entre engenheiros e principalmente entre arquitetos.


A ARQUITETURA SUSTENTÁVEL E A REDUÇÃO DE CUSTOS

Embora a arquitetura sustentável tenha um forte apelo em relação à preservação do meio ambiente, seus benefícios não param por aí. Além de ser ecologicamente correta, traz também benefícios para o bolso, tal como, redução de custos.

A geração de energia solar, por exemplo, dá lugar ao uso da energia elétrica gerada de forma convencional, que chega das concessionárias.

Essa energia solar, além de seu baixo impacto ambiental gera uma redução de custos em até 95% na conta de luz.

Os imóveis planejados com o conceito de arquitetura sustentável tendem a ter uma forte valorização. Para ter uma ideia, se falarmos só da energia solar, em uma casa que possua painéis solares a valorização pode chegar a aumentar em até 8%.

Ainda que pareça algo difícil para um arquiteto, adotar o conceito de arquitetura sustentável é muito fácil, pois basta que ele tenha parceiros certos para cada parte do seu projeto.

Por Ecosystem